A HISTÓRIA DE JONAS
A Bíblia nos conta que existia um profeta chamado Jonas, profeta era o homem que entregava os recados de Deus para o povo. E certo dia Deus falou para Jonas:
- Jonas vá ate a cidade de Nínive e diga que se arrependam de suas maldades, ou então toda a cidade será destruída.
Nínive era uma cidade onde a pessoas cometiam muitos pecados, matavam todos os viajantes que chegavam para entrar ali na cidade. Deus estava olhando o pecado daquelas pessoas e isso estava desagradando a Deus, então Ele queria que Jonas fosse até a cidade e falasse que se não se arrependessem a cidade seria destruída.
Então Jonas disse:
-Ah Senhor, ir para Nínive? As pessoas de lá são tão ruins, todos que chegam lá eles matam e vão me matar também.
Jonas ouviu o que Deus disse, porém não fez a vontade de Deus, pois ele achava que as pessoas daquela cidade não mereciam perdão. Então Jonas comprou uma passagem para o navio que ia para outra cidade chamada Tarsis.
Entrando Jonas no navio rumo a Tarsis parecia que tudo estava normal. Jonas até dormiu, mas de repente... Fortes ventos chacoalhavam o navio pra lá e pra cá, e os trovões pareciam que ia quebrar o navio no meio, a chuva era muito forte.
Enquanto os marinheiros morriam de medo e jogavam a carga para aliviar o peso, Jonas dormia profundamente no porão até ser acordado pelo capitão que lhe perguntou:
-Como consegue dormir com essa confusão?
E os marinheiros se perguntavam o que fazer para acalmar o mar, mas o mar ia se tornando cada vez mais agitado. Jonas a essa altura já sabia que isso só estava acontecendo por causa de sua desobediência.
Então ele disse:
-Joguem-me no mar e ele se acalmara!
Os marinheiros lançaram-no e o mar se acalmou.
Mas e Jonas o que aconteceria com ele?
Para que Jonas não morresse, DEUS mandou um grande peixe para que o engolisse. E lá ficou Jonas três dias e três noites no ventre do peixe. Nesse período Jonas se arrependeu e orou ao Senhor; lá no mais profundo abismo ele clamava a Deus. O Senhor ouvindo a oração falou ao peixe que vomitasse Jonas na terra e assim ocorreu.
Novamente o Senhor ordenou a Jonas para que fosse a Nínive. E Jonas assim fez. Chegando a Nínive pregou ao povo o evangelho de Deus e eis que o povo se arrependeu. Chegando essa noticia ao rei de Nínive, levantou-se do trono e ordenou ao povo que se sentasse sobre as cinzas, se vestissem com panos de saco e vestissem também seus animais e clamasse fortemente a Deus.
Jonas ao invés de se alegrar, ficou foi irado, pois queria ele, que DEUS destruísse o povo de Nínive. Então saindo Jonas da cidade se se assentou ao oriente e ficou lá esperando para ver o que aconteceria à cidade, pois ainda tinha esperança de que DEUS a destruiria. Estava muito calor então fez DEUS que nascesse uma planta e esta cobriu a cabeça de Jonas. No dia seguinte mandou DEUS um verme e este feriu a planta e Jonas ficou com muita raiva. O sol estava tão forte que Jonas pedia para si a morte dizendo;
-Melhor é morrer do que viver!
Então DEUS perguntou a Jonas se valia à pena a ira dele por causa da planta e Jonas disse que sim. O Senhor disse a Jonas:
-Se você teve compaixão da planta que não te custou nada e nenhum trabalho para nascer, Eu, não vou ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem a diferenciar entre a mão esquerda e a direita e também muitos animais?
Que egoísta esse Jonas, não? E quanta semelhança entre nós e ele! Não conseguimos pensar que certas pessoas, de tão pecadoras que são, merecem perdão e salvação. E por esta e outras causas, as ignoramos, “dormimos no porão” enquanto o outro enfrenta os terrores da tempestade.
Quantos de nós também amamos plantas, animais, coisas e menosprezamos pessoas? Quantos olham para o outro com preconceito por causa da crença ou do que quer que seja?
Devemos pedir a Deus que nos ensine a amar nosso próximo como a nós mesmos e não julgarmos, pois estaremos sendo hipócritas em acreditar que nossos erros são menos graves que os dos outros.
ATIVIDADES:
E olha que legal essa atividade aqui com materiais recicláveis:
Outra idéia é fazer um joguinho de pescaria:
Os peixinhos são feitos com eva e um clip, a varinha de pescar foi feita com palito de churrasco e um pequeno ímã é pregado na linha para poder pescar o peixinho.
BOA AULA!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário